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Impressão em Tecido - Estamparia Digital

Estamparia digital

Além do talento dos designers, da variedade de cores, texturas e materiais, novas técnicas de produção possibilitam oferecer ao mercado não só maior diversidade e qualidade, mas também estampas diferenciadas e exclusivas. Na última década, a tecnologia evoluiu até culminar na estamparia digital, que, ao contrário dos métodos tradicionais, não demanda quantidades mínimas para se estampar, o que contribuiu para o aumento da quantidade e variedade de estampas disponíveis no mercado.

“A estamparia digital permite maior liberdade de traços, de estampas e de cores, pois não há restrição alguma para esses elementos, diferente do que ocorre na estamparia de quadros e de cilindros”, analisa Arivaldo Araújo, gerente comercial da Prima Digital. Braço de estamparia digital do Grupo Promex, que engloba também a fabricante de tecidos Texprima, a Prima Digital foi criada em 2005. Hoje tem sede própria, maquinário e última geração e praticamente dobrou sua capacidade de produção. A empresa atende vários clientes, que, por sua vez, têm um publico-alvo definido. “Isso nos obriga a ter uma gama grande de estampas para oferecer e tentar suprir a demanda de todos os segmentos”, completa Araújo.

Por eliminar várias etapas no processo, a estamparia digital é mais rápida que a convencional – o que contribui para reduzir o tempo de produção e de entrega -, proporciona estampas mais nítidas e com maior variedade de cores, e viabiliza a produção de lotes menores, entre outros benefícios, só que a um custo mais elevado que os métodos tradicionais.

A boa notícia é que esse custo tende a cair com o aumento da oferta e da própria evolução tecnológica dos equipamentos, já que muitas estamparias estão investindo pesado nos processos digitais. É o caso da La Estampa, sediada no Rio de Janeiro. A empresa acaba de investir R$3 milhões na compra de seis máquinas de estamparia digital, trazidas da Itália, com início de operação prevista para janeiro de 2010. “As máquinas digitais têm qualidade superior em programação de cores, acabamento, além de gastarem 50% a menos de energia e obterem corantes com maior grau de pureza, em comparação com máquinas de estamparia convencional”, explica o empresário Marcelo Castelão, para quem a aquisição agrega um importante valor ao serviço da empresa para com os clientes.

“Criamos tecidos e estampas no Brasil e na Espanha e sempre os fabricamos em terras espanholas. Agora, com as novas máquinas, poderemos fabricá-los também no Brasil e vender o produto final para as principais marcas do país e do mundo”, diz Castelão, referindo-se ao fornecedor exclusivo que mantém na Espanha e fabrica seus tecidos.

Segundo Castelão, as máquinas digitais possibilitarão à La Estampa agilizar os serviços oferecidos aos clientes. “Agora poderemos fazer as pilotagens aqui no Brasil de todo o nosso portifolio de tecidos, em curtíssimo prazo, além de além da impressão de pequenas metragens para desfiles, showrooms e coleções de moda praia”.

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